Não é fácil escrever uma história, sabendo que muitas pessoas vão ler e, com todo direito, duvidar se é verdade ou não...
Mas testemunhei tudo que vocês vão ler a partir de agora, que é a mais pura e maravilhosa verdade.
Há mais de 50 anos começava a mais linda história de amor que conheço...
A história de meus pais.
Eles tinham um código, especial...Só deles...
Tudo que ele fazia, era com o pretexto de agradá-la. E, ela, reconhecia, sempre de um jeito tão dela, passando a mão nele, num gesto de carinho, dizendo: “-Depois...”. O “depois” era como ela agradeceria... Quando estivessem a sós. Ele não levantava a voz nunca. Ela, quando não gostava de alguma coisa, ficava quieta, séria. Nunca houve discussões entre eles, ao menos publicamente. Se o fizeram, foi entre quatro paredes...Ela sempre foi linda!
E, ele, mesmo com o passar do tempo, não via os cabelos brancos dela. Sentia ciúmes quando ela passava batom... Isso, aos 70 e poucos anos de idade. Quando ela pintava o cabelo, ele a beijava e dizia: “ - Como pode ficar mais linda do que já é?” Quando ele tinha que sair, ir até o “centro”, sempre trazia algo de presente pra ela... Bombons, uma flor...Dia 25 de setembro ela faz 75 anos. Ele já não está mais aqui conosco. Fez a última viagem, por não suportar a perda da filha querida, que era o braço direito dele, a Iane.... Mas com certeza, espera pela minha mãe, lá onde ele está, com a mesma saudade que ela sente dele, aqui.
Hoje, depois de muito chorar a ausência deles, ela vive rodeada de amor e carinho, por todos. Mas, principalmente, pelos meus irmãos Dada e Toninho, que cuidam dela como se fosse, afirmo, como ela é: a jóia mais rara do mundo!
Minha mãe sempre foi muito culta, gosta de ler até hoje. Filha do Delegado de Itaqui, numa época em que esta profissão, era de uma autoridade de muito respeito e consideração. De atitudes delicadas, de gostos refinados, herança da mãe dela, minha avó Cenyra, jamais toma água em copos plásticos ou chá, numa taça sem pires...Cheirosa, muito vaidosa, uma mulher como poucas...E que passa seus ensinamentos, pra nós, filhos, até hoje.
Tiveram cinco filhos e dois netos. E nenhum poderá contradizer, o que aqui falei. Porque são testemunhas do amor que eles viveram. Como filhos, deste amor, aprendemos o significado de respeito, cumplicidade, lealdade, generosidade e, total honestidade.
Meu Pai era ÚNICO! E minha mãe, quem a conhece, sabe que ela teve o privilégio e foi merecedora do amor dele... E, ela, soube como ninguém, amar e respeitar este amor. Sei o significado de “Almas gêmeas”, porque, com certeza, eles eram!
Na nossa casa todos os assuntos eram permitidos... Porque sexo, para eles, era uma troca de carícias, desejos, amor e uma maneira de se fazerem um só! Sabíamos quando estavam se amando...A porta do quarto era chaveada, e nenhum de nós perturbava este momento que era só deles.... Eles nos ensinaram isso, também!
Deixo aqui, uma frase da Martha Medeiros, que resume muito bem o que tentei escrever... “Essa coisa chamada "história de amor" requer um certo tempo para ser construída, e as que dão certo são aquelas vividas com paciência, com o espírito aberto, e geralmente com qualquer um que consiga romper nossas defesas e nos fazer feliz”.Minha Mãe e meu Pai viveram este amor, com espírito aberto, paciência e muita cumplicidade, o que nos dias de hoje, não existe mais!
Dedico, com todo meu amor de filha, e com a certeza do aval dos meus irmãos, Dada, Toninho, Karina e Iane (onde ela estiver), esta homenagem, a minha MÃE.







3 comentários:
Que linda história Flor... Que Deus esteja com o teu pai, e continue iluminando a tua mãe. Tu só poderia ser fruto de um amor tão lindo como este. Beijos.
Zane, que coisa mais linda! Que felicidade teres sido testemunha de um amor como este, tão difícil nos dias atuais. Hoje as pessoas não sabem mais o significado da palavra "comprometimento". Comprometimento com o amor, com a lealdade, fidelidade, comprometimento com a felicidade... Parabéns pela bela história, e por ter-nos brindado com algo tão magnífico. Beijos!!!
Que lindo isso, Zane! Deus abençoe esta família tão linda!
Postar um comentário